terça-feira, 18 de novembro de 2008

O Tempo




O TEMPO

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”Ec 3.1

“O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida.”
Charles Robert Darwim Willian Shakespeare
Tanto na expressão bíblica quanto na do famoso naturalista inglês Charles Darwin a ênfase recai sobre a importância do tempo. Esse tema é tão importante que, querendo ou não estamos presos a ele. É o companheiro inseparável e unipresente de todos nós. Quem não parou reflexivo e pesaroso diante do ataúde de um familiar ou amigo lembrando momentos que juntos viveram? Quem não olhou admirado para um jovem saudável que ainda ontem era apenas uma criança? Tempo, nada escapa dele. Embora seja interpretado de diversas maneiras, como tentou definir o famoso dramaturgo William Shakespeare dizendo que “ele é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que tem medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam, mas, para os que amam, é eterno.” Tal definição contém em si verdades que merecem nossa atenção, especialmente na última parte que relaciona amor e eternidade. Conceitos abstratos porém vitais para nós. O amor e o tempo se diluem na própria vida.
É inconcebível uma existência sem a experiência de amar e ser amamdo. Olhe ao seu redor, veja a diferença entre quem vivencia o amor, seja na família, no trabalho, nos relacionamentos, preste atenção nas suas palavras, gestos, em fim. Nas ações de quem ama. Tudo é diferente.
Vivemos em uma época de avanços notáveis nos campos da ciência e tecnologia, porém paradoxalmente, constatamos um vazio existencial sem precedentes. O homem explora galáxias mas não conhece a si mesmo; constrói e vive em metrópoles mas nuca andou tão solitário como atualmente. Diante de tudo isso uma pergunta se impõem: qual o sentido da vida? De onde vim? Porque estou aqui? Perguntas e mais perguntas. Para cada uma certamente se apresentará algumas respostas que por sua vez levará a outras indagações relacionadas a credibilidade. Confiar em algo/alguém foi e será a grande questão. Nesse particular a Bíblia se apresenta um eficaz bálsamo para a alma. Nela milhões de pessoas em diferentes épocas e lugares encontram respostas para as indagações da vida.
A realidade de um Deus criador que se preocupa e conhece todas nossas necessidades é algo confortavelmente real. Os desafios existenciais que atemorizam a atual sociedade pós moderna perdem seu viés fatalista diante da mensagem restauradora da cruz. O temor do futuro e o medo provocado pela impotência humana diante da ação implacável do tempo ganham outra roupagem para o verdadeiro cristão. A certeza gerada pelo Espírito Santo garante-nos força necessária para enfrentarmos os embates cotidianos. Amigo leitor, esta vida vitoriosa existe e está ao alcance de todos nós, basta crer em Deus e aceitar seu plano de salvação através de Cristo. Todo filho de Deus tem liberdade para falar com Deus e fazer o mesmo pedido de Moisés: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” Salmos 90.12.
Amigo, abra seu coração para Cristo, e a vida vai ter outro significado para você.
Deus o abençoe!

Luís Fernando Machado
Igrejas em Unidade

(Publicado no Jornal JS em 14/11/2008)

Nenhum comentário: