terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Nada é novo debaixo do céu...














Dr.Paul Joseph Goebbels "Super" de Dez/2008

Será que é Superinteressante mesmo?

Alguma vez você mudou de opinião? Provavelmente sim. É normal e as vezes até necessário. Vivemos numa sociedade onde as transformações e descobertas acontecem numa velocidade espantosa, restando a nós pouco mais que, resignados ou não, nos adaptarmos a elas.
Os meios de comunicação desempenham papel fundamental neste processo através tanto da coleta como da análise das informações. Porém, algo que merece nossa atenção é a atitude adotada pela mídia nesta fase, pois é esse detalhe tão importante que acabará determinando a qualidade das notícias veiculadas. Essas por sua vez acabarão influenciando a opinião pública. Um desafio aos profissionais de comunicação, lhes exigindo ética, imparcialidade e muito equilíbrio. Pena nem todos possuirem tais virtudes. Afinal, mesmo não justificando temos que admitir o fato de estarmos expostos a uma série de pressões e influências visando nos tornar vulneráveis.
É inerente ao ser humano o desejo de compartilhar suas idéias, ser compreendido e aceito pelos demais. Até aí nada de mais. Em certo sentido é aceitável lutarmos pela execução de nossos projetos, o que não se aceita é o uso de meios ilícitos para tal.
Este tema é complexo e tem muitas variantes, porém, no mínimo, temos direito às informações veraz dos fatos. Manipular notícias como fazia JOSEPH GOEBBELS, ministro de propaganda de Hitler que afirmou “uma mentira dita 20 vezes acaba virando verdade” constitui algo abominável. Infelizmente muitos lançam mão desta prática para conquistar poder e influência. Diz o ditado popular que futebol, política e religião não se discute pois acabam em polêmica. Polemizar em si não é necessariamente ruim. O que não podemos é abrir mão do questionamento legítimo.
Ao longo da história sempre existiu grupos agindo de acordo com seus interesses e convicções. Muita injustiça foi cometida e sangue derramado para sustentar mitos e lendas. Em contrapartida temas que desafiam a compreensão do homem hodierno são atacados pelos donos da verdade.
A tentação pelo poder levou o homem a refinar de tal forma seus métodos de perssuasão tornando quase impossível o cidadão comum escapar. Mas nem tudo está perdido. Saudamos como extremamente benéfica e necessária a atuação de abnegadas pessoas que aceitaram o desafio de luta pela verdade, mesmo não sendo fácil pois enfrentar giantes e poderosos requer muita coragem, determinação e renúncia. A iniciar pelo não uso dos métodos deles: o engodo. A questão aqui, como o leitor percebe, envolve assuntos de fundamental importância, aqueles que moldam o caráter e a personalidade. Que determina a ação no dia-a-dia das pessoas.
Preocupa-me as conseqüências desta cruzada que combate a fé cristã. Ela sempre existiu, é verdade, mas atualmente renovou seu ímpeto e se apresenta sob o respeitável rótulo da “ciência” reivindicando possuir “evidências” quando na verdade sua metodologia está apoiada sobre pressupostos falaciosos. O objetivo é um só, descontruir os postulados cristãos. Nesta cruzada enfileiram-se aos “homens da ciência” muitos expoentes das artes, da economia e da política.
Todos sabemos que pessoas intituladas cristãs tem errado ao longo da história, mas usar tal argumento para negar a eficácia do Evangelho de Cristo e atacar a historicidade e autoridade da Bíblia é no mínimo, não saber que está lutando contra o próprio Deus. Sinceramente, quem você acha que vencerá essa disputa?

Luís Fernando Machado
publicado em 12/12/2008 no Jornal JS, Sapiranga,RS

Nenhum comentário: